Postado em 10/set/2024
Tema: Questão Agrária e Questão Social na América Latina
Data: 20/10/2023
A primeira edição do Seminário Internacional de Política Social organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED/UFV) no ano de 2023 abordou a temática “Questão Agrária e Questão Social na América Latina”, reunindo 286 participantes entre estudantes de graduação, pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais da comunidade externa cujo interesse comum concentrou-se em refletir sobre sobre a raiz das disputas em torno da questão agrária como determinante do processo de acumulação primitiva. Foram 06 instituições de ensino superior representadas por seus estudantes e pesquisadores.
Em formato híbrido, o evento realizado nas dependências da Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve duração de um dia, alcançando uma média de 300 visualizações no canal do YouTube. O evento contou com apoio da FACEV (Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa) e FUNARB (Fundação Arthur Bernardes) e comunidade externa que investiram recursos para realização do mesmo.
A programação girou em torno de duas mesas temáticas, sendo na parte da manhã a discussão da temática “Questão Agrária no Chile e na Colômbia” com os convidados Luz Marina Huenchucoy Millao (Universidad Católica de Temuco – Chile); Exequiel Antilao Carilao (Universidad Católica de Temuco – Chile) e Diana Granados Soler – Universidad del Cauca – Colômbia). No período da tarde, a mesa temática contou com a participação das pesquisadoras Cristiane Luíza Sabino de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina) e Mônica Aparecida Grossi Rodrigues (Universidade Federal de Juiz de Fora) debatendo o tema “Questão Agrária no Brasil”. Os debates estiveram assentados na desnaturalização do racismo, do patriarcado e no monopólio das terras e dos bens da natureza. Considerou-se os elementos estruturantes da questão agrária que extrapola o campo para permear os diversos espaços sociais da vida na cidade, expressa na superexploração do trabalho, no desemprego, na financeirização do capital, na conformação do Estado, nas desigualdades, na pauperização, na violência e na dinâmica das políticas sociais.