Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica/SP (2000),e pós-doutorado em Serviço Social pelo PEPGSS/PUCSP. É autora de livros e artigos, entre eles: Questão Social e Perda do Poder Familiar (Veras Ed. 2005); Famílias de crianças abrigadas: quem são, como vivem, o que pensam, o que desejam (Paulus Ed., 2009, em coautoria); O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no Judiciário, no Penitenciário e na Previdência Social (Cortez Ed., 2014 – 11ed./ em coautoria). Perícia em Serviço Social (Papel Social, 2021, em coautoria); Serviço Social no sociojurídico: requisições conservadoras e resistências na defesa de direitos (Revista Serviço Social & Sociedade v. 131 (Cortez, 2018/artigo). Famílias de crianças em acolhimento institucional: desproteção e invisibilidade social (Caderno da Pública SP. EDEPE, 2018/ artigo).
Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, especialista em Atendimento a Criança e Adolescente Vítima de Violência Doméstica – PUC-Rio e graduado em Serviço Social PUC-RIO. Possui experiência de pesquisa nas áreas: Criança e Adolescência, Exploração Sexual Comercial, Proteção Social, MERCOSUL, Fundamentos do Serviço Social e Relações Étnico-Raciais.
Doutora em Educaçao (Universidade de Salamanca, 2003), Licenciada em Filosofia e Ciências da Educaçao (1994) e Graduada em Serviço Social (1992). Professora Titular da Universidad de Salamanca e Professora Visitante Estrangeira do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundadora e Presidenta da Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia [REDidi] (2003), inserida no Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca. Tem experiência na área de Serviço Social, Políticas Públicas, Direitos Sociais e Bem-Estar da Criança. Grupo de Pesquisa recohecido GIR_SEVIN: Sociedade, Educação, Violencia e Criança (USAL). Membro do Corpo Editorial, Revisora de Periódicos e Membro de Comités Científicos Internacionais: Periódicos e Congressos.
Profesor Asociado, Departamento de Ciencia Política; Miembro grupo de investigación, Estado, conflictos y paz. Tutor Semillero de Investigación, Temático de Investigación en Juventudes.
Sou mulher, afrodescendente, mãe de um menino, companheira do pai dele, assistente social e professora universitária. Cresci na periferia de Bauru/SP, pai ferroviário e mãe costureira/dona de casa, tenho duas irmãs. Comecei trabalhar aos 10 anos em um pequeno comercio da família, depois fui auxiliar de escritório, secretaria, frentista e professora de informática. Tinha 17 anos quando aconteceu a chacina da Candelária em 1993, o impacto daquilo me levou a escolher o Serviço Social como profissão. Concluí minha graduação em Serviço Social na UNESP – Universidade Estadual Paulista campus Franca (2000). Trabalhei como Assistente Social na execução de medidas socioeducativas em meio fechado (FEBEM/SP – 2002) e em meio aberto na Prefeitura Municipal de Maringá/PR, depois com famílias. Fiz mestrado em Educação pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutorado em Serviço Social pela UNESP – Universidade Estadual Paulista campus Franca (2012) e desenvolvi o “sanduíche” no período de seis meses em Madrid – Espanha, na UCM – Universidade Complutense de Madrid, com bolsa CAPES/Fundação Carolina (2011). Fiz estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Desde 2004 sou docente da UEL – Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Serviço Social, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social. Tenho experiências profissionais e acadêmicas nas áreas que envolvem direitos da criança e do adolescente, em especial a questão das medidas socioeducativas. Meu atual foco de estudos se refere a questão do racismo estrutural como elemento determinante das relações sociais brasileiras e as implicações que levam a violação dos Direitos Humanos. Sobre a questão das drogas, abordo a questão do proibicionismo e do tráfico de drogas, entendendo-o como um negócio que explora força de trabalho. Também tenho discutido as particularidades do juvenicídio brasileiro, como resultante do racismo, encarceramento em massa e guerra às drogas. A pesquisa atual é sobre “Sistemas de Proteção e Garantia dos Direitos Humanos e Sociais Voltado à Infância e Juventude em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil “. Além disso, tenho desenvolvido ações de extensão universitária no campo da educação em Direitos Humanos envolvendo discentes no desenvolvendo oficinas e fortalecimento de multiplicadores, o projeto atual é ?Aquilombando a Universidade: Fluxos de Educação e Resistências entre Brasil, Angola e Moçambique?. Lidero grupo do CNPQ “Aquilombando a Universidade: estudos sobre Racismo, Direitos Humanos e Resistências”, no qual temos agregado colegas, estudantes e outros pesquisadores, que acreditam que a universidade precisa se Aquilombar para re-existir e resistir!
Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Área de concentração: Estado, Política Social e Direitos Sociais. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Área de concentração: Política Social. Graduada em Serviço Social pela UFPB. É professora titular da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Ministra disciplinas nas áreas de: Política Social, Questão Social, Trabalho e Sociabilidade, Infância e Juventude. Tem experiência em docência, pesquisa, consultoria e gestão na área de políticas sociais, especialmente na área da infância e adolescência. Foi membro fundador e Coordenador do Fórum Estadual de Erradicação do trabalho Infantil e Proteção ao adolescente trabalhador – FEPETI. Atualmente coordena o Núcleo de estudo, pesquisa e extensão comunitária infanto-juvenil- NUPECIJ da Universidade Estadual da Paraíba. Professora credenciada ao Programa de Pós -graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba.