Postado em 10/set/2024
Tema: POLÍTICAS PARA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE
Data: 29 a 31/10 e 01/11 de 2024
O Seminário Internacional de Política Social é um evento institucional do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) e do Departamento de Serviço Social (DSE) da Universidade Federal de Viçosa. Em suas diferentes versões, o evento tem problematizado as políticas sociais em seus diferentes segmentos, tornando-se referência na construção do conhecimento.
Em 2024, o II Seminário Internacional de Política Social terá como tema “Políticas para infância, adolescência e juventude”. O evento será no formato híbrido, com uma parte presencial e outra remota, transmitida pelo YouTube . Será um PRÉ-CONGRESSO MUNDIAL do X Congresso Mondiale per i Diritti dell’Infanzia e dell’Adolescenza, que acontecerá em Roma nos dias 14 e 15 de novembro de 2024.
A finalidade do evento é reunir pesquisadores, docentes, discente, profissionais, lideranças de movimentos sociais e a sociedade em geral, para refletir sobre os desafios das políticas para infância, adolescência e juventude no Brasil, em articulação com debates sobre a Espanha e a Colômbia.
Os indicadores das profundas desigualdades sociais, maus tratos e violência vêm suscitando o debate no Brasil e no mundo, apontado a necessidade de um redirecionamento do Estado quanto às políticas sociais, em termos de financiamento, recursos humanos e serviços oferecidos.
Em um contexto de neoliberalismo e neoconservadorismo, com fragmentação da rede socioassitencial e minimalismo das políticas públicas, o Estado tem se mostrado ineficiente no atendimento às necessidades constitucionais das crianças, adolescentes e jovens. As Políticas Sociais abrangem diferentes áreas e segmentos: transferência de renda, saúde, previdência, assistência social, habitação, saneamento básico, trabalho e renda, educação etc. Além disso, as políticas sociais focalizadas, se organizam conforme idade, gênero, etnia, grupos identitários.
No caso da infância, adolescência e juventude, o atual paradigma de atendimento aos direitos, têm sido alvo de uma perspectiva jurídico punitivista e assistencialista, voltada para uma prática violenta contra as famílias pobres, sob o discurso de garantia da ordem. Assim, o Brasil tem enfrentado dificuldades para acesso aos direitos, via políticas sociais.
Diante desse cenário, o evento irá proporcionar o descortinar as lacunas presentes nas políticas infatojuvenis e propor direcionamentos para viabilizar o acesso aos direitos. Além disso, irá oportunizar aos participantes a interação com pesquisadores nacionais e internacionais, que apresentarão direcionamentos para o enfrentamento das expressões da questão social vivenciadas por crianças, adolescentes e jovens. Será uma rica oportunidade de socializar experiências e pesquisas, conectando a construção do conhecimento com a realidade social.
Acreditamos que o evento contribuirá significativamente para a formação de pesquisadores, capacitação da comunidade externa e fortalecimento da internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica e da Universidade Federal de Viçosa como um todo.
Coordenador Geral: Profa. Dra. Rita de Cássia Pereira Farias
Comissão Científica:
Comissão de Logística, Divulgação e Diagramação:
Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED – UFV)